Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Programa Pesquisa em Zika, Chikungunya e Dengue no Estado do Rio de Janeiro

A Rede Arboviroses é um projeto de pesquisa interdisciplinar que visa a aquisição de conhecimento, tecnologias e informação para subsidiar a prevenção e controle da transmissão vetorial e o tratamento de doenças relacionadas a infecções por ZIKV, DENV e CHIKV.

 Iniciado em 2016, o programa vem realizando estudos com foco no vetor das arboviroses, o Aedes aegypti, contribuindo para a caracterização do surto de Zika no Brasil e no Rio de Janeiro. O programa objetiva, também, a identificação dos vetores envolvidos na transmissão do vírus Zika, a avaliação da resistência a inseticidas em populações naturais do mosquito e a descoberta de uma possível nova classe de inseticidas, específica para insetos hematófagos, entre outras conquistas.

Outro objetivo fundamental deste projeto é a disseminação de informação relevante sobre as doenças causadas pelo Aedes aegypti e o controle vetorial. O grupo realizou diversas atividades de divulgação científica, além de entrevistas e publicações de matérias na imprensa. Dentro do núcleo associado ao Museu Interativo Espaço Ciência Viva, o grupo participou das exposições mensais durante o ano, incluindo um “Canto do Aedes” como stand permanente, com conteúdo adaptado ao tema da exposição mensal.

 Atualizamos o conceito '10 Minutos Contra a Dengue', campanha de estímulo à mudança de conduta de gestores e cidadãos, para '10 minutos contra o Aedes'. Foram realizadas ainda atividades de formação de multiplicadores de informação, como jornalistas, gestores escolares, professores e líderes comunitários.

Nesta página, você vai poder acompanhar tudo o que está sendo realizado pela Rede Arboviroses, bem como ver um pouco do que aparece na mídia sobre os temas relacionados.

 Bem vindo ao nosso espaço!

Ricardo Lourenço

Coordenador da Rede Arboviroses

Izabel Paixão

Vice-coordenadora da Rede Arboviroses